Monday, December 3, 2007

Ninguém morre sozinho

É verdade. Ninguém morre sozinho.

É o nome de um livro bem conhecido e também de um capítulo que encontrei num pequeno livro de psiquiatria.

E houve uma frase que me chamou a atenção:

"Comportamento repleto de significados contraditórios, que vão da luta por um ideal de sociedade ao isolamento mais marcado, o suicídio é no fundo uma estratégia desesperada de libertação, evidenciada por aqueles que esgotaram as formas habituais de comunicar a sua tristeza e solidão"

(Daniel Sampaio, in Psiquiatria de Ligação e Psicossomática)

Assalta-me uma dúvida inquietante: será que nós, enquanto sociedade, estamos sequer interessados em minorar a tristeza e a solidão de alguém? São muitas as vezes em que olho para o lado e só encontro competição, individualismo, preconceito e maldade, que se manifestam de formas muito diferentes mas sempre mesquinhas.

Não custa nada perder uns minutos a ouvir alguém. Não custa nada confortar quem precisa com uma palavra amiga, pois não? E isto pode fazer toda a diferença na vida desse alguém!

Neste aspecto tenho sido abençoada. Apesar das dificuldades e das desilusões, não tenho sentido falta de amizade, carinho ou conforto. Mas sei que há muita gente que não tem a mesma sorte. E isso aflige-me porque, se há coisa que nos ampara quando estamos em queda livre é, sem dúvida, a amizade e o carinho de quem tem tempo para nós.

Agora que se aproxima o Natal, quadra que amo do fundo do coração (mas isso fica para outro post...), é a altura ideal para nos enchermos de muitas e boas intenções. Mas não é isso que faz falta. Uma boa intenção por pessoa é suficiente, desde que dure a vida inteira...

5 comments:

Just_did_it said...

Isso é um grande livro, ja li muitos do Daniel Sampaio e gosto muito.
Quanto aos amigos que nos ouvem e estão sempre ali. É sempre bom te-los e saber quem são, as vezes falar não é so dizer as coisas as pessoas também têm que as sentir por ti.
A maioria das pessoas a que chamamos amigos muitas vezes usam esses "abirr de coração" como "afirmação" perante os outros, não por serem importantes mas para mandarem os outros abaixo de forma a subirem um degrau no status social!

Tudo isto é tao complicado, as pessoas são tão complicadas que mais vale ignorar e seguir... fingir que é mm assim e prontos!

Summer said...

Mas continua a valer a pena perder 5 minutos a ouvir alguém, certo? Já falámos sobre isto hoje... ;)

Just_did_it said...

para te ser muito sincero... acho que não! O nosso tempo é tão pouco que há pessoas que não merecem que agente perca tempo!

Anonymous said...

Bom, resta-me dizer que partilho a 100% esse sentimo acerda da quadra natalícia. O Natal dá-me vida e enche-me de alegria e esperança. Sinto que ainda há esperança para todos nós e que um dia o Home irá assumir e corrigir os seus erros. Espero que neste Natal possas estar bem junto de mim, pois sem ti o Natal já não faz sentido. ès da minha família e tenho muito amor por ti. O meu coração que tão bem conheces, deseja-te um santo e feliz Natal a todos aqueles que amas.Beijo cheio de amor e profunda amizade.

Summer said...

Meu querido...a forma como escreveste o comentário está um pouco confusa.No entanto, o conteúdo está claríssimo. Dou-te o devido desconto porque estavas sob efeito do álcool! ;)