Friday, December 21, 2007

Feliz Natal!

Este ano fiz a minha árvore Natal. Modéstia à parte: está linda! Foi a primeira vez que a fiz sozinha e confesso que muita coisa me foi passando pela cabeça.

Assim que peguei nas luzes, nas bolas douradas, nas estrelas e nos anjos, senti de imediato uma nostalgia imensa.

Apesar de ser miúda, lembro-me bem dos Natais em casa da minha avó. Foi com ela que aprendi a fazer a árvore de Natal. Primeiro as luzes, depois as fitas, depois as bolas...sempre com demasiada cor. Nunca consegui demover a minha avó de misturar tantas cores. E ainda bem!, porque há coisas que nunca mudam... Ainda antes das árvore, faziamos o presépio. O mais simples e bonito que já vi. Só visto...e hei-de arranjar uma fotografia! E depois havia o dia do Natal dos Hospitais. Nessa altura só havia um, o da RTP. É verdade, alguém me sabe dizer ao certo quantos Natais dos Hospitais há hoje em dia?! Voltando ao assunto... Faltavam os doces! A tarde em que ia para o ar a emissão do Natal dos Hospitais era a mesma em que era suposto partir o nógado aos bocadinhos. Pois é...ninguém sabe o que o nógado!É um frito alentejano envolto em mel e é também o meu doce de Natal preferido. A sua confecção dá muito trabalho mas nada que uma boa tarde de Natal dos Hospitais não resolvesse! ;)

Foi a minha avó quem me ensinou a gostar do Natal. Acho que graças a ela, as prendas nunca foram demasiado importantes. São importantes, claro. Eu adoro dar e receber prendas, mas não têm de ser necessariamente materiais, nem tão pouco precisam de ser oferecidas no Natal!

Por falar em prendas, alguém me disse este ano que, desde que deixou de ser criança e os presentes diminuíram em tamanho e quantidade, o Natal perdeu muito interesse. Não concordo com isto mas entendo. As prendas são essenciais para qualquer criança que se preze! Mas à medida que crescemos tornam-se dispensáveis.

Neste momento, o mais importante para mim é mesmo ter a família toda junta, o que no meu caso (note-se que tenho uma família demembrada/pais separados) é difícil de alcançar, pelo menos tratando-se do mesmo espaço físico. No entanto, consigo transportá-los a todos no meu coração, inclusivamente os dois novos membros da família (nem tudo é mau quando as famílias originais se desmembram), no Natal e também durante o ano inteiro. E assim lá vou dividindo a noite e o Dia de Natal para ter tempo de estar com todas as pessoas que mais amo.

Para mim o Natal é...FANTÁSTICO! No Natal a magia, e mais qualquer coisa que me faz chorar com muita facilidade, andam no ar. Nesta época ando sempre de mãos e pés frios mas de coração bem quente.

No entanto, só gostava que toda a gente pudesse sentir e dizer o mesmo. Não vai ser possível, pelo menos enquanto houver crianças doentes, com fome e sem presentes, pessoas a dormir em bancos de jardim e tantas miséria no mundo. Por enquanto não posso fazer grande coisa para ajudar quem mais precisa, para além de contribuir para o banco alimentar contra a fome. Mas tenho o forte desejo de o fazer assim que possa...já trabalho para isso há alguns anos.

Para terminar, resta-me desejar a todos um Natal muuuuuuuuuuiiiito feliz, repleto de Paz, Saúde e Amor! E não querendo ofender ninguém, aqui fica o meu presente de Natal para todos vós...






No comments: