Thursday, December 18, 2008

Vamos beber café? Sim mas...para a semana!

Este post é dedicado aos vários "amigos" e "amigas" que me dizem, sempre pelo msn ou por mensagem ou por telefone que: temos de ir beber café para a semana. Só para esclarecer as coisas: caríssimos, uma semana são 7 dias! Não são 3, nem 4, nem 6 meses! No caso mais extremo, uma semana já equivale a quase 2 anos.

É que acho isto uma parvoíce. Parece-me que quando as pessoas se querem ver, querem conviver, sair, ir ao cinema ou ao futebol, beber um copo, wathever...simplesmente vão! Não avisam com meses ou anos de antecedência, nem inventam milhentas desculpas esfarrapadas.

Já aqui escrevi uma vez sobre as palavras. As palavras que dizemos são apenas as palavras que dizemos. E como podemos dizer as palavras que quisermos e quando quisermos, elas valem o que valem. Para mim valem muito pouco ou nada.

Portanto, aqui vos deixo uma sugestão: não digam que vão fazer. Façam! Isto porque, quando olhamos para trás não nos lembramos de mensagens ou telefonemas. Lembramo-nos de caras, de sítios e de momentos.

Nos últimos dois anos da minha vida, tentei aprender a fazer aquilo que chama "tirar a fruta podre da cesta". Expressão esta que ouvi pela primeira vez da boca de uma certa fruta podre (mesmo muito podre e mentirosa) que fingia ter leucemia para não perder o namorado nem a atenção dos amigos. Realmente eu conheço muita gente espectacular! Se eu tivesse estudado o Harrisson mais cedo, tera identificado a mentira mais precocemente! Ora esta querida, que andou durante muito tempo a brincar com coisas sérias achava que devíamos tirar a fruta podre da cesta, que é como quem diz os "amigos" que não são amigos. Na altura achei isto um bocado radical. Ainda acho. Penso que sempre que as pessoas valem mais do que aquilo que eu consigo ver. Portanto, pode concluir-se que não aprendi nada. Não consigo excluir ninguém com facilidade mas consigo afastar-me e proteger-me desses palermas que para aí andam a fazer de conta que são meus amigos. Até que eles percebam que não precisam de fazer de conta.

No comments: