Wednesday, December 24, 2008

Quando se fecha uma porta, abre-se uma janela?

Andava eu hoje a ultimar uns preparativos para o Natal quando vejo do outro lado da estrada uma amiga que em tempos me foi muito querida e de quem gostava muito. Alguém que um dia me chamava piolhito e que me dizia que não conseguimos tirar da cabeça aquilo que temos guardado no coração.

Eu acreditava nela. Está comprovado que sofro de estupidez crónica, uma patologia que se manifesta repetidamente sob a forma de um sinal: sentimento de imbecilidade perante a ausência de significado dum conjunto de palavras que, por sua vez, resultam numa frase que, ainda que bonita, não passa duma mentirinha piedosa.

Posso ter-me enganado mas tive a sensação que essa minha amiga fingiu que não me viu, apesar de ter atravessado a estrada e ter passado a menos de um metro de mim. Entretanto, não sei se foi por vontade própria ou por força das circunstâncias mas lá me cumprimentou. Foi tudo tão frio e pareceu-me tão forçado que não pude deixar de me sentir triste. Tão triste como quando ela me prometia que iamos beber café, daqueles cafés que se bebem daqui a uma semana e que mesmo quando são devidamente combinados eram desmarcados por ela por uma qualquer razão.

Pior que um amor não correspondido, só mesmo uma amizade não correspondida.

Ainda passei umas horas a pensar nisto e cheguei à conclusão que esta minha amiga não ficou feliz por me ver nem manifestou vontade de me ver tão cedo. Tão pouco me desejou um Feliz Natal e eu fui incapaz de fazer conversa. Pergunto-me se, um dia, também eu deixarei de ter vontade de a ver. Não...eu sofro de estupidez crónica.

Em compensação atendi esta semana um telefonema que me deixou perplexa e feliz ao mesmo tempo. Era uma amiga que pensava perdida mas que afinal ainda se lembra de mim. Espero que seja o reatar de uma amizade que ficou pendente, pois afinal eramos colegas de risota no instituto e aprendemos a fumar juntas. Fiquei de lhe ligar para irmos beber café. Vou ligar-lhe. E não será para a semana.

No comments: