Friday, March 21, 2008

Não acredito mais em palavras

As palavras são uma coisa muito traiçoeira. Podem ser ditas ou escritas com tanta convicção que acreditamos nelas.

Algum dia alguém me disse que, apesar das razões (ou falta delas...) que determinaram o nosso afastamento físico, continuaria a ser minha amiga.

Volvido algum tempo e bem ao estilo do João Pedro Pais, posso afirmar com convicção: mentira, mentira, mentira...

Ser amigo não é telefonar, nem mandar toques ou msgs todos os dias. Não é ver o/a amigo/a todos os dias. Não é saber todos os pormenores da sua íntima. Não é fazer tudo juntos.

Mas ser amigo não é certamente passar meses e meses sem dar notícias. Já não digo dar uma saídinha à noite, beber um café ou ir ao cinema. Refiro-me aos meses que passam sem que seja enviada uma simples msg a perguntar "estás bem?", sem enviar um simples "olá" pelo msn. Para isso há sempre tempo, desde que haja vontade. Acho que finalmente também me fartei de insistir numa causa há muito perdida. Eu própria perdi a vontade.

E quando sentimos essa ausência total de vontade, percebemos que as palavras são uma verdade que dura muito pouco tempo.

E quando essas mesmas palavras se transformam em mentira, uma vez que não são confirmadas por acções, sobrevém um sentimento de desilusão. Meu Deus, como eu detesto que me mintam e que me enganem.

Não acredito mais em palavras. Parece que os ditados populares continuam a estar actualizados e que há acções que valem mais do que mil palavras. Por falar nisso, ainda esta semana fui presenteada com uma acção que não esperava, vinda de alguém que todos os dias continua surpreender-me. Só espero que não faça mal acreditar em acções.

2 comments:

Anonymous said...

Olá!
Só há pouco tempo descobri que tinhas um blog...quando o vi associado ao teu nome no msn...e resolvi dar uma espreitadela (isto porque não sou muito de ver blogs...por nenhum motivo em especial, mas a verdade é que não costumo!).Lê-lo fez-me pensar em muitas coisas, mas o mais importante era o facto de querer dizer-te qq coisa q te animasse, que te permitisse acreditar mais, esperar mais e melhor "do mundo que nos rodeia", porque tu mereces! Tenho a certeza que, sendo como és, tens a capacidade de atrair para ti boas pessoas...mas é claro que precalços todos temos...já dizia Fernando Pessoa "pedras no caminho, apanho-as todas, um dia hei-de construir um castelo" (é qq coisa assim do género!!!)...Apesar disso até agora ainda não tinha conseguido escrever nada! Mas hoje, ao ler este último post decidi que ia escrever qq coisa! No fundo queria fazer referência a algo q nunca hei-de esquecer: é q apesar de ter sido um ano difícil(1ºano fac), a tua amizade e companheirismo tornou-o bem mais fácil e alegre!eu sei q a amizade não se agradece mas mm assim... obrigada!
Beijinhos, de uma tua homónima :)

Summer said...

Não tens mesmo nada que agradecer! Além disso, como é que eu teria conseguido passar a Anatomia I sem ti?!Gostava que tivessemos mais tempo para sair, para beber café, para conversar! Mas este ano é o fim do Mundo! lol No entanto, ainda não perdi a vontade de estar contigo!E isso significa qualquer coisa... ;) Beijito