Saturday, April 28, 2007

A nossa Terra

Acabo de ouvir Alberto João Jardim mandar um jornalista continental para a sua terra. A terra do jornalista é, como todos sabemos, Portugal continental. E desta vez senti a mola da indignação em cheio no meu traseiro e vim até aqui...

Eu não costumo ligar ao que este senhor diz, simplesmente porque ele não me diz nada. Ele é a personificação da falta de educação, da arrogância e do preconceito. E o preconceito é algo que magoa muito. Só quem já o sentiu na pele consegue atribuir-lhe o devido valor. Eu já o senti. Por isso, posso afirmar que é algo que deixa uma marca para o resto da vida. É uma sensação de impotência. Impotência por não conseguirmos ser igual a outrém. Igual em quê? Na cor da pele, na língua que falamos, no local em que nascemos, na roupa que usamos, na profissão que exercemos. Sei lá...o preconceito pode ser qualquer coisa. Mas é coisa de mentes pequenas. E Alberto João Jardim é definitivamente uma mente muito pequenina. E o pior é que consegue transformar a mente dos madeirenses. De alguns, pelo menos... Dos mais burros e ignorantes. E gente burra e ignorante existe em todo o lado: em Portugal continental, na Madeira, nos Açores, em Espanha (esses também são jeitosos!!!!), nos EUA, em Angola, no Japão, na China... Disso não tenho dúvidas!

No entanto, Alberto João faz muito pela Madeira. Só que a Madeira não é a Terra dele. A Madeira é um bocadinho de terra, tal como a Buraca (local que também nunca visitei) e tal como Paris (já visitei e gostei muito). Quero com isto dizer que a Madeira é de todos os habitantes do planeta Terra. Porque somos todos humanos, porque somos todos iguais. Os diferentes são os preconceituosos. São pessoas que não aceitam a diferença e é por causa delas que existem tantas discórdias e guerras pela NOSSA TERRA fora.

Eu nunca fui à Madeira. Perdi a vontade desde que uma certa madeirense me chamou desonesta e mentirosa. Não por algo que eu tenha feito mas sim por ser "contnental", como ela própria salientou. Como se nascer em Coimbra tivesse sido uma escolha minha... Só que ela não passa de uma mente pequenina, tal como Alberto João Jardim e tantas outras espalhadas pela NOSSA TERRA fora!

Por isso, estou lentamente a ganhar vontade de ir a Madeira. E quando lá for, espero ter pelo menos dois ou três amigos que me recebam de braços abertos e me mostrem a beleza da ilha! Porque os verdadeiros madeirenses são como os verdadeiros continentais: cidadãos do Mundo e na nossa Terra!

No comments: