Saturday, January 17, 2009

Música portuguesa em português ou em inglês?

Quando penso em música portuguesa, lembro-me logo de:

Xutos e Pontapés. Boa música, banda sonora de tantos bons e maus momentos da adolescência. O "gosto de ti" mais bonito que me foi dirigido através do mIRC (e que dura até hoje) foi devidamente acompanhado pelo "Homem do leme".

Mafalda Veiga. Sim, é agradável. Mas sempre igual. Quando passa a música nova na rádio mudo sempre de posto para não ficar deprimida.

André Sardet. Eu percebo o conceito e acho bonito que um homem daquela idade não tenha vergonha de se expôr assim. E sou a favor de álbuns para crianças. Mas não conseguiria ouvir um cd inteiro. Diga-se que nunca sequer tentei.

Da weasel. Gosto e tal mas...não é o meu género.

Susana Félix. Uma voz que me fica no ouvido e canções suficientemente melodiosas e com letras que não acho palermas e sem sentido. Gosto bastante e não mudo de posto quando ela está a tocar. E tem personalidade suficiente para cantar em português, o que é de louvar.

The Gift. Gosto mas não gosto muito. E não sei bem se cantam em português ou em inglês.

David Fonseca. Gosto muito dos álbuns dos Silence Four, apesar de só me lembrar de uma canção cantada em português com a colaboração do Sérgio Godinho. Também gosto muito das novas canções do David. Só tenho pena que não sejam escritas na língua de Camões.

João Pedro Pais. Não posso dizer que não gosto. As músicas não são deprimentes, excepção feita àquelas cantadas em dueto com a Mafalda Veiga. Também tem imaginação suficiente para compor em português, o que, mais uma vez, é de louvar.

Rádio Macau. Também gosto muito! Apesar de serem já um pouco antigos, mantêm o estilo e são capazes de criar álbuns que consigo ouvir por inteiro. Espero que este grupo perdure e sirva de inspiração aos mais novos.

Rui Veloso. Um grande "SIM" para ele!

Amália Rodrigues. Até gosto de fado quando a oiço. Obrigado avó! A minha avó tem mais de setenta anos mas está aí para as curvas e foi ver o filme da "Amália" sozinha, uma vez que não havia mais lugares na sala. Mais alguém tem uma avó assim?

Mariza. Não gosto muito do cabelo mas isso não interessa nada. Da música também gosto mas devo confessar que a ouvi cantar bossa nova pelo menos uma vez e, na minha modesta opinião (vale o que vale...), acho que ela anda equivocada no género musical.

Rita Red Shoes e "The beginning song". É a música portuguesa que, nos dias que correm, me faz subir o volume do rádio. É cantada por uma portuguesa, apesar de não ser cantada em português, pelo que não sei muito bem se devo considerar música portuguesa ou não, o que acontece também em relação ao David Fonseca.

A lista já vai longa e eu não quero enveredar pela música pimba mas, antes de colocar o vídeo, não posso deixar de dizer que não percebo porque razão há tantos grupos que optam por cantar em inglês. Pode ser simplesmente por quererem ter sucesso além fronteiras. Mas também pode ser apenas pela vergonha ou embaraço de dizer certas coisas em português. Senão vejamos, quase toda a gente da minha idade (24 aninhos e quase 2 meses) gosta ou pelo menos gostou em tempos de Bryan Adams. Se este senhor cantasse certas e determinadas canções em português, será que gostariamos na mesma? Se calhar não. Se calhar achariamos pimba ou no mínimo demasiado lamechas. Quando oiço algumas canções do Tony Carreira, encontro algumas semelhanças. Mas não conheço ninguém da minha idade que goste ou alguma vez tenha gostado do Tony. Basta pensar nos concertos e nas senhoras excitadas e histéricas que por lá encontramos.

Não sei se me fiz entender mas como não tenho mais tempo, aqui vos deixo a minha música "portuguesa" preferida do momento, seguida da minha música "internacional" preferida do momento. Os géneros não são os mesmos, eu sei. Tão pouco estou a fazer qualquer tipo de comparação. Mas como eu costumo dizer, a música é toda para ouvir.



No comments: