Thursday, August 7, 2008

O touro é manso?!

Para além de ter que estudar, este Verão tem outra coisa bastante aborrecida: as touradas.

As touradas são uma actividade de lazer que todos os anos atrai centenas de criaturas descerebradas e oligofrénicas, das quais cerca de metade são tias,às praças de touros espalhadas por este nosso pequeno país. Este nosso país que de civilizado tem muito pouco...

Decorre neste momento uma giríssima tourada na tvi, à qual eu não tenho estado a assistir porque não gosto (e também porque estou a estudar). Mas tenho ouvido uns comentários giros, do género "O touro é manso!". Muito interessante isto de o touro ser manso. O touro é manso porque não correu desenfreadamente para o idiota do forcado amador do raio que o parta. Fez muito bem, o touro, claro! Nesta fase da tourada, as tias estavam muito excitadas e tapavam os olhos com os dedos (bem abertos) das duas mãos, em mais uma manifestação de inteligência.

Se olharmos com atenção, o touro é o animal mais racional que se encontra neste "espectáculo" chamado tourada. Apesar de manso, hoje o touro mostrou que não gosta de estar ali. Ele não foi para ali de livre vontade, não gosta que lhe espetem farpas coloridas, não gosta que judiem dele, não gosta de ser observado por tias. E quem se atreve a censurá-lo?!

Pouco me importa que a merda da tourada mova milhares ou milhões de euros. Também move sangue e implica o sofrimento dos animais, tanto dos touros como dos cavalos. Sofrimento que não serve para nada, a não ser dar prazer às pessoas cruéis que assistem a esta chacina despropositada.

Uma vez, no meio de uma discussão sobre este tema, disseram-me que era impossível eu não gostar de tourada porque ela faz parte da minha cultura. Achei piada e a discussão ficou por aí. Até porque este argumento é tão desesperado que só pude concluir que a vitória dessa discussão me pertenceu. Da minha cultura faz parte a música, o teatro, o cinema, a televisão, os livros, o desporto e tantas outras coisas. Todas elas coisas que não magoam ninguém, muito menos um animal que não pode defender-se.

Tenho esperança que um dia o Homem se volte para si próprio e utilize o seu dinheiro e energia em prol do ambiente, da medicina, da pobreza. Talvez nesse dia as touradas acabem e os touros possam ser mansos em paz.

No comments: