Friday, September 7, 2007

Tiras de papel que decidem coisas

Tiras de papel com nomes, datas e sei lá que mais. Juntá-las, tirar uma ou mais e já está. Em escassos minutos tudo fica desta forma resolvido.

Por si só, a palavra sorteio desassossega-me. Transmite logo a ideia de que não há outra forma de chegar a determinada conclusão. A situação piora bastante quando os sorteados não estão presentes, tão pouco têm direito a ser ouvidos e contestar a decisão final é impensável e totalmente infrutífero. Apesar de tudo, sorteia-se...

Ora eu que nunca tive muito boa sorte nos sorteios (isto para não dizer azar), não costumo sair-me muito bem nessa área. Invariavelmente a história repete-se.

O próprio conceito de sorteio implica que a sorte de uns determine o azar de outros. Aparentemente resta-me esperar por uma nova era da minha vida em que o factor determinante não sejam os sorteios mas sim o esforço e dedicação com que fazemos as coisas.

No comments: